Pessoal... Apresento o resumo de uma palestra no shopping ABC, o antigo Mapping, para quem assim o conhece.
As pessoas lá são muito especiais e amigos de longa data, principalmente a Meire, quem sempre me faz convites e eu.... aceito... rs.
Adoro estar com os lojistas, eles sabem muito mais do que a gente, que estuda tanto....
Cada vez em que participo de uma palestra no shopping percebo o quanto gosto de tratar de comunicação e percebo mais...
Há muitos caminhos ainda de serem traçados.
Ao varejista, não basta a preocupação em fornecer variedade e qualidade ao cliente ou manter estoques adequados, é preciso muito mais, pois todos os sentidos fazem parte da vida de um estabelecimento de varejo, principalmente quando este consegue sobreviver no difícil mundo de hoje.
Conhecer o público, agregar valor à marca, cuidar exaustivamente do layout e do merchandising da loja somente funcionam se o proprietário souber se comunicar interna e externamente, ou seja, der conta de seus funcionários, clientes e fornecedores de uma forma cordial, deixando claro o que espera de cada um deles.
A linguagem verbal, cordial e bem estruturada é importante para a loja e apresenta-se como um diferencial competitivo, mas conhecer os desejos e a mentalidade do cliente real e potencial é, pois, um outro diferencial, muito mais complexo do que parece.
O nome da loja prontamente identificável, melhora a visão da marca pelos clientes, visto que estes veem o valor e se identificam com o todo. No entanto, a iluminação, os aromas e a escolha de cores adequadas para compor o ambiente auxiliam a visibilidade e fidelizam o público alvo, visto que este percebe sua identificação com o local. Vender, principalmente em um shopping, onde muitos clientes potenciais circulam pelos corredores, assim como disputar a atenção destes diante de um mar de desejos não é tarefa fácil, mas também não é impossível, pois depende da interação pessoal entre proprietário -fornecedor, proprietário -funcionário e funcionário-cliente.
Ver as pessoas como únicas e ter a preocupação de transformar as suas necessidades em desejos incontroláveis constituem o primeiro passo de uma venda, pois o cliente, mais do que adquirir um produto, quer comprar o serviço. Neste ponto fica evidenciada a qualidade do pós-venda.
Estar ciente de que a venda é uma porta de entrada para manter parcerias de sucesso, melhora o andamento dos negócios, e, a partir daí, cabe ao varejista antenado, uma escolha: buscar um diferencial competitivo ou estar à deriva, em um mar aberto de lojas, inúmeros concorrentes possíveis, os quais podem ser tanto ou mais interessantes do que o varejista gostaria.
Se você é consumidor.... pense nisto:
O que faz você comprar quando vai ao shopping?
Se você é varejista... pense também... se a loja XPTO está vendendo tanto, o que ela tem???
Por que esta loja não pode ser a MINHA loja???
Tenho certeza de que quando você pensa bem sobre o assunto, verá o quanto é importante ficar atento ao que está na atmosfera de sua loja, muito mais, na maioria das vezes, do que a comunicação que está explícita.
Boas Reflexões e até breve...
http://tudoquevcegostariadesaber.blogspot.com/
ResponderExcluirDanielli, já estou te seguindo!