sexta-feira, 26 de junho de 2009

Comunicação Interna. Dê a sua opinião:

A comunicação interna é, sem dúvida alguma, o início de uma comunicação empresarial eficiente, diz respeito aos vários públicos internos de uma organização, pois tem o intuito de corroborar para a clareza, eficácia e transparência do que é dito ou escrito neste ambiente.
Tal comunicação acontece de formas distintas. É ascendente, quando o nível hierárquico mais baixo da organização pode ser ouvido pelo nível mais alto e obtém, deste último, feedback; pode ser descendente, quando o nível mais alto se importa em ser ouvido pelo nível mais baixo e adequa a sua linguagem para tal; e, finalmente pode ser horizontal, quando há a comunicação entre setores de uma organização, ou seja, quando os setores conseguem resolver problemas específicas sem ter de se reportar a um nível hierárquico maior, mas para isto a empresa deve ter uma política de delegação de poderes, o que é pouco comum no Brasil.
Não se pode deixar de mencionar que a "radio peão" ou a "rádio corredor" estão presentes na maioria das empresas e constituem um problema, pois nos corredores ou nos momentos de pausa para um café ou para um almoço, alguns funcionários se juntam para falar mal da empresa. Este falar mal começa nas dependências de uma empresa e perpassa os limites dela, pois uma vez que funcionário está insatisfeito ele não mais se cala.
Será que o gestor tem como tratar este problema?
Eu acredito que possibilitando uma interação com seus funcionários, criando um canal de ouvidoria, ou ainda, motivando-os a melhorar o ambiente de seu trabalho, a "rádio peão" tende a desaparecer, mas não podemos esquecer que os canais comunicativos não podem existir apenas para bonito, devem, sempre buscar melhorias e dar retorno aos problemas mais simples levantados.
E você? O que acha ? Como a empresa deve tratar com este problema de comunicação? Deixe seu comentário.

2 comentários:

  1. muito interessante profª!

    aluno do 1ºciclo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani,

    Sempre visito o seu blog, e estou adorando os assuntos abordados por você.
    Penso que a empresa deve abrir espaço para que os funcionários opinem abertamente, acabando com a "rádio peâo". É muito desagradável ouvir "conversinhas " nos corredores, mas isso só acontece por que todos querem opinar, e na maioria das vezes, não tem essa liberdade. É importante que seja dado um retorno da expectatica de cada um na organização, pois pessoas desmotivadas passam a exercer uma função pensando nos interesses pessoais e não nos interesses coletivos, o que é muito ruim para uma empresa.

    Rafaela.

    ResponderExcluir